O curso de graduação em Psicologia da Universidade Franciscana está organizado em quatro ênfases de competências e habilidades, definidas pelas atuais demandas sociais e condições da instituição. São elas: psicologia comunitária e da saúde; psicologia e processos organizacionais e do trabalho; psicologia e processos clínicos; psicologia e processos educacionais.
No curso, a responsabilidade é a formação de profissionais comprometidos com a prevenção e promoção da saúde nos diferentes contextos de atuação profissional. As disciplinas optativas também são ofertadas de acordo com o interesse e a necessidade dos estudantes. Além disso, a formação do estudante não se resume ao espaço de sala de aula, pois o quadro de professores é diversificado e oferece oportunidades no campo da pesquisa, da extensão e em projetos culturais.
Em adição, os acadêmicos realizam estágios no âmbito jurídico, em escolas, empresas, na clínica, nas comunidades, em hospitais, instituições de acolhimento, ONGs, que permitem ampla experiência em quatro diferentes ênfases: psicologia e processos de prevenção e promoção da saúde; processos clínicos; processos organizacionais e do trabalho e processos educacionais.
Dessa forma, os conhecimentos, habilidades e competências para a formação desse perfil de psicólogo têm o potencial de garantir a oportunidade de ingresso em um campo de atuação bastante vasto, bem como de atuar em áreas mais específicas.
Nota do Enade: 3
Conceito do MEC: 4
Duração | 10 Semestres |
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Turno | Integral / Noite |
Situação Legal | Portaria nº 388, de 13/08/2024 | DOU de 14/08/2024 | Edição 156 | Seção 1 | Página 73. |
Início de Funcionamento | 02/08/1999 |
Habilitação | Psicólogo |
Coordenador | Fernanda Real Dotto |
Coordenador Adjunto | Felipe Schroeder de Oliveira |
psicologia@ufn.edu.br |
Este curso está com inscrições abertas!
Estão abertas as inscrições para o Vestibular Agendado 2021/2 da Universidade Franciscana. São duas formas de ingresso: a) prova de Redação On-line ou b) Nota da Redação, do Exame Nacional, do Ensino Médio – ENEM dos anos de 2016, 2017, 2018, 2019 ou 2020, de escolha do candidato.
Valor do curso
A mensalidade dos cursos de graduação varia de acordo com o nº de horas-aula em que o estudante se matricular. Cada disciplina possui um número X de horas, que você pode consultar na aba "Matriz Curricular" da tabela abaixo.
PS: O valor da mensalidade sofre alterações a cada semestre. Fique atento(a)!
O valor mínimo de carga horária para realização da matrícula é de 240 horas (cerca de 3 disciplinas) para os cursos de graduação, com exceção do Curso de Medicina, que pede 340 horas-aulas.
Para calcular o valor da sua mensalidade, some a quantidade de horas-aula que você irá se matricular e multiplique pelo valor da hora-aula correspondente ao curso.
Obrigatórias
Diversidades socioculturais; Direitos Humanos; Cultura afro-brasileira e indígena; Educação ambiental
A origem da filosofia; Especificidades do pensamento filosófico; Tópicos de filosofia; Tendências filosóficas contemporâneas e seu impacto na psicologia
História do pensamento científico e os princípios epistemológicos da Psicologia; Estabelecimento da Psicologia como campo de conhecimento científico; A Psicologia no Século XX: A dispersão de saberes e práticas; A organização dos Conselhos de Psicologia no Brasil
Bases moleculares e cromossômicas da hereditariedade; Cromossomopatias humanas ; Diagnóstico pré-natal e aconselhamento genético; Genética e comportamento humano
Bases históricas e sociais do conceito de infância; Atualidades sobre o cuidado ao começo da vida; Parentalidade no século XXI; A Criança em situações específicas
Bases conceituais, históricas e filosóficas da Psicologia Experimental e do Comportamento ; Princípios fundamentais da Análise do comportamento; O papel do contexto no controle de estímulos; Prática em análise funcional do comportamento
Fundamentos de Psicologia; Conceitos básicos em Psicologia; Psicologia como ciência; Psicologia como profissão
Os processos de construção de conhecimento; Teorias cognitivistas da aprendizagem; Teorias humanistas da aprendizagem; Perspectivas contemporâneas da aprendizagem
Aspectos educacionais, históricos e sócio-antropológicos da surdez; Vocabulário básico da Libras; Estrutura gramatical da Libras; Comunicação em Libras
Conhecendo a ciência; Os métodos de investigação científica no cotidiano profissional; Instrumentalização da pesquisa científica; Produção acadêmica
Conceitos gerais da adolescência; Desenvolvimento Físico e Cognitivo; Desenvolvimento Psicossocial; Temas da Adolescência
Estatística descritiva; Estimação estatística; Testes estatísticos; Associação e correlação de variáveis
A investigação científica em Psicologia ; Linguagem científica e técnicas de escrita; A construção do projeto de pesquisa ; Partes essenciais de um artigo científico
Relações entre ética e moral; Sistema Conselho de Psicologia; Formação da conduta profissional da (o) psicóloga (o); Postura ético-política e crítica da (o) psicóloga (o)
Psicologia, Filosofia e o estudo da alma humana; Ciência e subjetividade; Fundamentos metodológicos da pesquisa em Psicologia ; Ciência(s) e Psicoterapias
Pressupostos teórico-metodológicos da Neuropsicologia; Estudo do Sistema Nervoso Humano; Neurodesenvolvimento; Fundamentos da Psicologia Cognitiva
O nascimento da Psicologia Social ; Psicologia Social Latinoamericana e no contexto brasileiro; Paradigmas em Psicologia Social; Abordagens em Psicologia Social
Introdução à ética e à bioética; Ética em pesquisa; Bioética e profissões; Questões bioéticas
Psicologia na realidade social contemporânea; Plano de estágio ; Prática de observação das possibilidades de intervenção do psicólogo em diferentes campos de estudo e atuação ; Relatório de estágio
Introdução a avaliação psicológica; O processo de avaliação psicológica; Observação e Entrevista psicológica: aspectos gerais ; Especificidades da entrevista psicológica
Grupalidade e a individualidade no contemporâneo; Conceituação de grupos; Principais teorias grupais; Trabalho do psicólogo com grupos
Psicologia do desenvolvimento no ciclo vital; Vida adulta e meia-idade; Aspectos biopsicossociais da velhice; Processos de morrer, morte e luto
Conceitos operadores em psicologia social; Temas contemporâneos em psicologia social; Psicologia e o campo das políticas públicas; Práticas em psicologia nas políticas públicas
Influências filosóficas da psicologia humanista; Psicologia Humanista; Abordagem Centrada na Pessoa; Psicologia da Gestalt
Metapsicologia freudiana na primeira tópica e fases psicossexuais do desenvolvimento infantil; A segunda teoria do aparelho psíquico; Fundamentos teóricos da clínica psicanalítica; A virada dos anos 1920
Institucionalização da loucura ; Desinstitucionalização da loucura e reforma psiquiátrica; Política de atenção em saúde mental ; Redes de Cuidado em Saúde Mental e estratégias de intervenção
Princípios básicos da Psicometria; Parâmetros Psicométricos; Aspectos éticos; Administração e interpretação de testes
Processos e organização social do trabalho; Contextualização histórica da psicologia organizacional e do trabalho; Saúde mental e Psicodinâmica do trabalho; Agravos à Saúde do Trabalhador
Modelo da psicopatologia descritiva ; O exame do estado mental; Descrição dos critérios diagnósticos em psicopatologias de acordo com os principais sistemas de classificação- parte I; Descrição dos critérios diagnósticos em psicopatologias de acordo com os principais sistemas de classificação- parte II
Fundamentos das terapias cognitivo-comportamentais; Princípios, conceitos e técnicas da terapia cognitivo-comportamental; Contexto atual em terapias cognitivo-comportamentais. Conceito e apresentação dos conceitos e fundamentos epistemológicos das terapias de terceira onda; Aplicações específicas das terapias cognitivo-comportamentais
O processo de trabalho com grupos; Dinâmicas grupais; Intervenções grupais; Grupos como método de pesquisa
Contextualização da Avaliação Projetiva no Brasil ; Normatizac¸a~o, Padronizac¸a~o e Validac¸a~o dos Me´todos Projetivos: Propo´sitos e Contextos ; Testes Projetivos de Personalidade ; Testes Projetivos de Personalidade
Práticas grupais em Psicologia; Planejamento de intervenções grupais ; Desenvolvimento e problematização da intervenção; Avaliação e documentação da experiência
Processos de aprendizagem; Diversidade nos Processos de Aprendizagem; Avaliação Dos Processos de Aprendizagem; Intervenções interdisciplinares
Conceitos fundamentais de psicopatologia; A Estrutura de Base Neurótica; A Estrutura de Base Psicótica; Outras configurações Psíquicas
Terapia Centrada na pessoa; O processo da terapia; Ludoterapia não-diretiva; Gestalt-terapia
Elementos básicos da prática clínica em terapia cognitivo-comportamental ; Formulações e tratamentos: Transtornos depressivos, Transtornos de ansiedade; Formulações e tratamentos: Espectro da esquizofrenia, Transtornos aditivos, Transtornos do neurodesenvolvimento ; Formulações e tratamentos: Transtornos da personalidade
Introdução ao estudo da Neuropsicologia; Testes e tarefas de avaliação neuropsicológica; Diagnósticos neuropsicológicos nos principais transtornos neurocognitivos e psiquiátricos; Seleção de abordagens e métodos de intervenção na reabilitação neuropsicológica
O processo de avaliação em psicologia; Elaboração de documentos escritos decorrentes da avaliação psicológica; O Laudo e suas especificidades; Laudo psicológico em diferentes contextos no exercício profissional
Práticas em avaliação em Psicologia; Planejamento do processo de avaliação psicológica; Desenvolvimento e problematização da intervenção; Avaliação e documentação da experiência
Psicologia e educação; Psicologia e legislação no contexto educacional; Atualidades em abordagens e técnicas de intervenção aplicadas à psicologia escolar/ educacional ; A prática do psicólogo nos contextos educacionais
Psicologia organizacional e do trabalho; Grupo e equipes de trabalho; Conceitos e Técnicas em Gestão de pessoas; Conceitos e perspectivas do comportamento organizacional
O Método Analítico ; Início do Tratamento; Psicanalistas Pós-Freudianos; Clínica Psicanalítica e as Relações Iniciais
Saúde e Sociedade; Psicologia e Práticas em Saúde; Relações humanas, comunicação e atuação interprofissional; Humanização em Saúde
A construção histórica das instituições; História do Movimento Institucionalista; Abordagens teóricas do movimento institucionalista; Abordagens metodológicas e de intervenção do movimento institucionalista
Política e sistema de saúde no Brasil; Bases legais do Sistema Único de Saúde; Bases conceituais do Sistema Único de Saúde ; Políticas de vigilância em saúde
Antropologia filosófica e seu objeto de estudo; Antropologia franciscana; Cosmovisão franciscana e cultura da paz; Questões sobre a vida contemporânea
Diretrizes para elaboração do projeto de pesquisa; Planejamento do projeto de pesquisa; Elaboração do projeto de pesquisa; Defesa do projeto de pesquisa
Desenvolvimento do projeto de pesquisa; Redação do trabalho de conclusão de curso; Finalização do trabalho de conclusão de curso ; Defesa oral
Optativas
Código | Disciplina | Ementa | Carga horária | Créditos |
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Obrigatórias | 2960h |
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Optativas | 120h |
ACC | 120h |
Estágio | 800h |
Total | 4000h |
- Planejamento, implementação e avaliação de políticas públicas e privadas de atenção à saúde e à qualidade de vida de crianças, adolescentes, adultos e idoso;
- Avaliação psicológica individual, de grupos e de processos organizacionais e de gestão;
- Atendimento clínico preventivo e terapêutico individual e de grupos;
- Desenvolvimento e implementação de programas de prevenção e promoção da saúde;
- Desenvolvimento e implementação de programas voltados aos processos organizacionais e de gestão;
- Clínicas e hospitais;
- Escolas e universidades;
- Empresas;
- Organizações comunitárias;
- Unidades de saúde;
- Instituições de acolhimento institucional;
- Equipes esportivas;
- Contextos judiciários;
- ONGs e projetos sociais.